sábado, 6 de agosto de 2011

A bebida alcoólica

Foi por brincadeira que eu postei aquela coisa de beber para aliviar o estresse e tal e umas pessoas vieram falar comigo, seja para fazer piadinha ou para comentar sério. Resolvi então aproveitar para escrever um pouco sobre isso.

A pesquisa ainda em questão ainda será publicada. Em outubro, na "Alcoholism: Clinical & Experimental Research". Aguardemos para saber de mais detalhes, mas enquanto isso, veja aqui a matéria do Jornal da Tarde. Adorei o comentário do Federico: "descobriram a pólvora! pesquisa só para enfeitar currículo do autor. Até o bom senso já afirmava isso três mil anos atrás. Façam pesquisas inéditas e não para confirmar outras já batidas".


E concordo com ele. Ou então que fosse mais abrangente... 25 pessoas só pode estar de brincadeira! Ainda se fosse uma doença rara, ou algum outro tema polêmico, seria mais, digamos, aceitável. 


Segundo a Organização Mundial da Saúde, são considerados "bebedores leves os homens que consomem menos do que 21 unidades de álccol por semana e mulheres que consomem até 14 unidades de álcool por semana; moderados de 22-55 unidades/semana (homens) e 15-35/semana (mulheres); e graves acima de 51 para homens e de 36 para mulheres", sendo que:

1 Unidade = 10g de álcool
350ml (1 latinha) de cerveja com 4% de álcool = 1,5 unidades

Ou seja,

Mulheres: 1 por dia e homens, 2.

Mas veja bem, consumo LEVE.

Bom, mas eu vi essas informações na página do Wikipedia que, dizem, possui menos erros do que a Enciclopédia Britânica, não custa dar uma olhadinha no site da OMS. Eu até olhei, rápido, mas só encontrei relatórios, textos e programas existentes. Para achar essa informação aí acho que é preciso olhar melhor. Então depois farei isso para confirmar, só para desencargo de consciência.

E não sei vocês, mas eu me pergunto: leve seria o mesmo que moderado?

Apesar de ter um "O que é beber moderadamente" no tópico que fala sobre ser um "bebedor leve", eu não acho que seja a mesma coisa não. Pelo menos para mim, "leve" dá a ideia daquela pessoa que bebe pouco, mas bem pouco, aquele socialzinho apenas, o "café com leite". Já moderado, me faz pensar em alguém que bebe com mais frequência, porém sem grandes exageros. Chega até ficar alegre de vez em quando.

Não tem jeito, vou ter que ler mais a respeito depois para ver se descubro, porque agora estou curiosa pela definição considerada correta!

O que sei é que independente do que leia, acredito que cada um deve conhecer os seus limites. Depois de um tempo, você passa a ter noção do que pode ou não, o que e o quanto de cada bebida faz você passar mal. Aprende o SEU limite. Porque quem insiste em fingir que não sabe, esse sim pode ser considerado um problema. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário